terça-feira, 7 de maio de 2013

Comigo não fazem canoas

Há uma anedota que vai assim:
Um inglês, um alemão e um português estão na selva a caçar e são apanhados por uma tribo canibal.
Antes de irem à faca, o chefe explica-lhes que eles lá na tribo têm uma excelente capacidade de gestão de recursos e boas práticas económicas.
- Nós aqui, não desperdiçamos nada, aproveitamos tudo das nossas presas. Tiramos a pele para fazer canoas, comemos a carne e usamos os ossos para fazer ornamentos e utensílios de cozinha. Mas temos alguma noção de piedade, por isso vamos conceder-vos um desejo a cada um antes de morrerem.
O inglês pede um grande banquete. É-lhe cedido e morre. O alemão pede uma noite com uma jovem. É-lhe cedido e morre. O português pede um garfo. Todos se espantam com tal pedido, mas dão-lhe um garfo.
- Então meu jovem incauto, porquê esse pedido disparatado? - pergunta o chefe da tribo.
O português começa a espetar-se com o garfo ao longo do peito e da barriga, e grita: Ai queriam canoas, meus animais! COMIGO NÃO FAZEM CANOAS!

Pois bem, o que me parece é que há demasiadas tribos canibais a querer fazer canoas em Portugal. E não havendo garfos, ou não havendo coragem para os usar, cá se vão fazendo canoas.